Compostagem em Carvão Vegetal para Terra Preta de Índio
Este é o melhor método para fabricar a Terra Preta de Índio, pode ser usado todo tipo de matéria orgânica para a compostagem, o processo de compostagem com carvão vegetal será muito mais rápido do que os processos normais de compostagem, acelerando em até um terço do tempo normal. O carvão remove o óxido nitroso e dióxido de enxofre, absorve os gases, vapores e os elementos que normalmente se transformam em gases de efeito estufa durante a compostagem, sendo utilizados nos processos orgânicos, e devolvidos ao solo como nutrientes, o carvão é capaz de reter esses nutrientes e mantê-los disponíveis para as plantas durante longos períodos de tempo.
Um processo semelhante ao usado para fabricar carvão convencional deve ser usado, a queima do material coberto com terra cria um ambiente de baixo oxigênio, que irá carbonizar a matéria orgânica que se transforma em carvão vegetal, cinzas e terra cozida pelo calor.
O carvão para a compostagem deve ser triturado em pedaços pequenos de no máximo 3cm ou de preferencia em um pó não muito fino com uma consistência parecida a de grãos de areia.
Como matéria-prima para fabricar o carvão vegetal todo tipo de resíduos orgânicos pode ser usado como galhos, troncos, serragem, esterco, e até a palha e resíduos das culturas anteriores.
O Resultado dessa queima é um monte de terra cheio de carvão vegetal, não apenas o carvão no centro do monte é importante, mas também a terra que filtrou e guardou toda a fumaça e gases da queima esta carregada de nutrientes e pequenas partículas de carvão e cinzas.
O cozimento da terra úmida forma partes mais rígida que ao ser espalhada sobre o solo, tem a consistência de grãos de cerâmica, deixando a terra mais arenosa, esses pequenos pedacinhos de cerâmica tem um papel muito importante, pois além de terem guardados muitos nutrientes em seu interior, tem uma capacidade superior em armazenar água e diminui a densidade do solo evitando compactação com o tempo.
É possível fazer a compostagem com carvão vegetal comprado pronto, antes é necessário queimar um pouco do carvão ou qualquer outro tipo de madeira, até mesmo plantas secas e palha serve para obter as cinzas necessárias que serão misturadas a terra e ao carvão no processo de compostagem, apesar de ser possível fazer o processo sem as cinzas, seu uso é vantajoso pois aumentam muito a quantidade de minerais e nutrientes na compostagem final e ajuda na correção da acidez do solo.
Fabricando o Carvão Vegetal e a Compostagem.
Primeiro passo: Toda a palha, galhos e restos de plantas devem ser empilhadas em um monte, colocando sempre os troncos e galhos maiores no centro da pilha e cobrindo com a palha e materiais mais leves.
Segundo Passo: Cubra o monte com terra úmida deixando o topo descoberto e uma das laterais próxima ao solo com uma abertura de forma que você possa usar essa abertura para iniciar a queima do material e permitindo a entrada de um pouco de ar, lembrando que quanto mais oxigênio maior será a quantidade de cinzas.
Terceiro Passo: Inicie o fogo na lateral aberta próximo ao solo, deixe queimar ate estar saindo bastante fumaça e cubra o topo do monte com terra seca de forma que os gases e fumaça filtrem por essa terra como uma chaminé. A queima pode demorar algumas horas ou até dias dependendo da densidade do material sendo carbonizado.
Quarto Passo: Cubra a área do solo a ser usada para fazer a compostagem com o carvão vegetal, a camada de carvão deve ter entre 5 e 20 cm de espessura, dependendo da quantidade de matéria orgânica que será usada, quanto mais matéria orgânica mais altas sera a camada de carvão.
Quinto Passo: O carvão vegetal deve ser coberto com uma camada de 5 cm da terra cozida misturada com as cinzas resultante da queima para fazer o carvão, essa camada de terra e cinzas irá ajudar a absorver e filtrar o chorume da compostagem, além de acrescentar na compostagem final um ótimo fertilizante alcalino.
Sexto passo: Cubra a Base feita de carvão, terra e cinzas com a matéria orgânica fazendo camadas, a cada 10 cm de matéria orgânica coloque uma fina camada de 1cm de carvão, após montar todas as camadas cubra todo o monte com uma camada até 5cm de carvão vegetal.
Cinzas também podem ser acrescentadas ao carvão que vai cobrir o monte, fazendo assim um filtro mais eficiente de carvão e cinzas que irá absorver todos os gases e vapores da compostagem.
Sétimo passo: Borrife água na camada exterior do monte que é feita de carvão e cinzas, até ficar bem úmida, mas sem encharcar, criando uma superfície mais rígida, dessa forma evitando que o carvão mais fino e as cinzas sejam levadas pelo vento.
Caso o vento ou a chuva estejam lavando essa camada externa, uma ultima camada de terra úmida pode ser aplicada de forma a cobrir e proteger esse carvão e cinzas de serem levados embora.
Oitavo passo: Após o fim da compostagem misture bem o carvão com a compostagem e aplique uma camada de 3 a 5 cm sobre o solo a ser plantado e espere pelo menos duas semanas antes de iniciar o plantio, mantendo o solo úmido após aplicar a compostagem, regando novamente o solo sempre que ele ficar seco, permitindo que os nutrientes se espalhem pelo solo abaixo da nova camada.
Para saber se o processo de compostagem chegou ao fim, deve-se notar a altura do monte, que estará bem mais baixo que no inicio do processo, e o material resultante será uma massa uniforme de cor escura.
Usando Carvão Vegetal Pronto Para Fazer a Compostagem
Primeiro Passo: Cubra a área do solo que vai ser usada para fazer a compostagem com o carvão vegetal, a camada de carvão deve ter entre 5 e 20 cm de espessura, dependendo da quantidade de matéria orgânica que será usada, quanto mais matéria orgânica mais altas sera a camada de carvão.
Segundo Passo: O carvão deve ser coberto com uma camada de 5 cm de uma mistura feita com dois terços de terra comum e um terço de cinzas, essa camada de terra e cinzas irá ajudar a absorver e filtrar o chorume da compostagem, além de acrescentar na compostagem final um ótimo fertilizante alcalino.
Terceiro Passo: Cubra a Base feita de carvão, terra e cinzas com a matéria orgânica fazendo camadas, a cada 10 cm de matéria orgânica coloque uma fina camada de 1cm de carvão, após montar todas as camadas cubra todo o monte com uma camada até 5cm de carvão vegetal.
Cinzas também podem ser acrescentadas ao carvão que vai cobrir o monte, fazendo assim um filtro mais eficiente de carvão e cinzas que irá absorver todos os gases e vapores da compostagem.
Quarto Passo: Borrife água na camada exterior do monte que é feita de carvão e cinzas, até ficar bem úmida, mas sem encharcar, criando uma superfície mais rígida, dessa forma evitando que o carvão mais fino e as cinzas sejam levadas pelo vento.
Caso o vento ou a chuva estejam lavando essa camada externa, uma ultima camada de terra úmida pode ser aplicada de forma a cobrir e proteger esse carvão e cinzas de serem levados embora.
Quinto passo: Após o fim da compostagem, misture bem o carvão com a compostagem e aplique uma camada de 3 a 5 cm sobre o solo a ser plantado e espere pelo menos duas semanas antes de iniciar o plantio, mantendo o solo úmido após aplicar a compostagem, regando novamente sempre que solo ficar seco, permitindo que os nutrientes se espalhem pelo solo abaixo.
Para saber se o processo de compostagem chegou ao fim, deve-se notar a altura do monte, que estará bem mais baixo que no inicio do processo, e o material resultante será uma massa uniforme de cor escura.
Comentários
Postar um comentário
Qualquer dúvida poste um comentário!