Transformação Direta do Solo em Terra Preta de Índio

 Para transformar o solo em Terra Preta de Índio (TPI), um processo semelhante ao usado para fabricar carvão convencional deve ser usado, carbonizando a matéria orgânica que se transforma em carvão vegetal para ser incorporado juntamente com a terra cozida ao solo. Esse processo deve ser repetido  algumas vezes no inicio, para garantir a manutenção do solo e uma alta produtividade.

Pode ser usado como matéria-prima para fabricar o carvão vegetal, galhos, troncos, resíduos orgânicos de todo tipo, e a palha e resíduos das culturas anteriores.
O Resultado dessa queima são montes de terra cheio de carvão vegetal, não apenas o carvão no centro do monte é importante para a transformação do solo em TPI, mas também a terra que filtrou e guardou toda a fumaça e gases da queima esta carregada de nutrientes e pequenas partículas de carvão e cinzas.

O cozimento da terra úmida forma partes mais rígida que ao ser espalhada sobre o solo, tem a consistência de grãos de cerâmica, deixando a terra mais arenosa, esses pequenos pedacinhos de cerâmica tem um papel muito importante, pois além de terem guardados muitos nutrientes em seu interior, tem uma capacidade superior em armazenar água e diminui a densidade do solo, evitando compactação com o tempo.


Primeiro passo: Toda a palha, galhos e restos de  plantas devem ser empilhadas fazendo vários montes, colocando sempre os troncos e galhos maiores no centro da pilha e cobrindo com a palha e materiais mais leves, a distancia desses montes varia com o tamanho do monte, deixe uma distancia entre eles suficiente para depois da queima poder espalhar o material resultante de forma a cobrir todo o solo ao redor de forma homogênea fazendo uma camada entre 3 a 5 centímetros.

Segundo Passo: Cubra o monte com terra úmida deixando o topo descoberto e uma das laterais próxima ao solo com uma abertura de forma que você possa usar essa abertura para iniciar a queima do material e permitindo a entrada de um pouco de ar, lembrando que quanto mais oxigênio maior será a quantidade de cinzas.

Terceiro Passo:  Inicie o fogo na lateral aberta próximo ao solo, deixe queimar ate estar saindo bastante fumaça e cubra o topo do monte com terra seca de forma que os gases e fumaça filtrem por essa terra como uma chaminé. A queima pode demorar algumas horas ou até dias dependendo da densidade do material sendo carbonizado. Após finalizado misture o material do monte de forma a triturar o carvão no centro e formar uma mistura homogênea entre o carvão, as cinzas e terra cozida. Espalhe esse material  de forma a cobrir o solo ao redor.

Quarto Passo: Para ativar esse carvão vegetal é necessário fazer essa terra fermentar e se carregar de fungos e bactérias, antes a nova camada de terra com carvão vegetal e cinzas deve ser coberta com algum material orgânico como palha, húmus de minhoca ou compostagem.
Uma forma rápida de iniciar o processo de ativação do carvão é molhar o solo com uma mistura 300 ml de urina de vaca fermentada por pelo menos 3 dias para cada 10 litros de água, ou 1 litro de leite para cada 10 litros de água, essa água com nutrientes vai acelerar o processo de crescimento dos microrganismos além de carregar o carvão com nutrientes.
Espere no mínimo duas semanas antes de iniciar o plantio, mantendo o solo úmido repetindo o processo de ativação sempre que solo ficar seco.
Não aplique a mistura com urina de vaca ou leite após o inicio do plantio.

Comentários

Matéria mais visitada

Introdução - O que é Terra Preta de Índio